quinta-feira, 26 de abril de 2012

Brasil precisa inovar para continuar crescendo

Para Glauco Arbix, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos, economia brasileira ainda é hostil à cultura da inovação


Se o Brasil quiser continuar crescendo entre 4% e 5% ao ano, com políticas de inclusão social, terá grandes desafios como construir uma economia que incentive a inovação e que seja capaz de estimular os pequenos negócios e  desenvolver competências tecnológicas e científicas de valor agregado. A avaliação é do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix, que participou do Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios, promovido pelo Sebrae, em São Paulo, nesta quinta-feira (19).

“A economia brasileira ainda é hostil à cultura da inovação. O Brasil tem grandes déficits nessa área. Em algumas setores, estamos perto da fronteira do conhecimento, mas, infelizmente, são poucos”, disse Arbix.

O presidente da Finep afirmou que a inovação e a tecnologia tradicionalmente foram consideradas como subprodutos do crescimento econômico e não como pré-requisitos para o desenvolvimento. “Isso está na raiz da falta de inovação da maioria das empresas do Brasil. É o calcanhar de Aquiles da nossa economia e principalmente das pequenas empresas”.

Também preocupado  com as políticas de inovação, o empresário Jorge Gerdau ressaltou que a pressão da concorrência de empresas globalizadas sobre os empreendimentos nacionais requer um esforço coletivo, uma parceria entre as universidades, governo e setor privado. “Não tem cabimento que a academia e o empresariado ainda não saibam trabalhar juntos. É fundamental criar condições para a construção conjunta de projetos de desenvolvimento de patentes voltados para a demanda de mercado”, reforçou.

Segundo Gerdau, é preciso definir estratégias, como investir em educação fundamental básica, aperfeiçoar a logística e o sistema tributário. “Se tivermos uma educação básica de qualidade, teremos trabalhadores nas micro e pequenas empresas, que são a maioria no país, mais preparados para estruturar processos inovadores”.

O Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios acontece até sexta-feira (20), no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo.


Fonte: Agência Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário